sábado, 8 de agosto de 2009

8 de agosto - Dia Nacional de Controle do Colesterol


Hoje é o Dia Nacional do Controle do Colesterol. O colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente em nosso organismo, mas em índices elevados(colesterol alto) é prejudicial a nossa saúde, pois pode se depositar nas paredes das artérias, dando início a um processo de arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame).
Existem uma série de fatores que promovem aumento do colesterol. Alguns são modificáveis, pois relacionam-se ao estilo de vida do indivíduo (dieta ou exercício, por exemplo). Uma alimentação balanceada, perda de peso,no caso de obesos, e exercícios físicos, sempre sob orientação médico, contribuem para que o colesterol esteja dentro dos níveis normais.




Contudo, existe também a questão hereditária e mesmo pessoas magras, que praticam exercícios regularmente e mantém uma alimentaçao saudável podem ter problemas de colesterol. Neste caso, é preciso tomar algum medicamento redutor de colesterol, que somente pode ser prescrito por seu médico.

Crianças também podem apresentar índice elevado de coslesterol, por isso é bom ficar de olho na alimentação dos seus filhos.



Um simples exame de sangue detecta como estão os níveis de colesterol, portanto não descuide da sua saúde procure um médico para uma avaliação.

SAIBA MAIS: BOASAÚDE , FOLHA E CARDIOL.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...